Sobre Nós

Seja bem-vindo ao IMAIP

Missão

Assistência de excelência com foco na saúde do paciente.

Visão

Ser um hospital de referencia macro regional na assistência em saúde ,  proporcionando o ensino e o desenvolvimento científico, com sustentabilidade para todas as partes interessadas.

Valores

Entender e assegurar o cumprimento das necessidades  e expectativas das partes interessadas.

Acolher e tratar  o paciente como você gostaria de ser tratado.

Respeitar o ser humano, primando pela sua integridade, dignidade e bem estar.

Realizar as atividades e os processos de forma segura com menor custo.

Entender os riscos da organização, adequando o ambiente de forma a promover a segurança institucional.

Entender a cadeia de processos da instituição traduzindo-a  na assistência ao paciente.

Entender os resultados institucionais promovendo melhoria contínua dos processos.

Apoiar e desenvolver parcerias com entidades públicas e privadas no desenvolvimento de políticas voltadas à  promoção da saúde.

Promover saúde com qualidade, ética, dignidade e humanização.

IMAIP

Atendimento Ambulatorial

Veja abaixo como  funciona o fluxo do nosso atendimento ambulatorial.

01.

Chegada na recepção

Ao chegar na recepção para ser atendido, uma senha será entregue indicando sua posição na fila.

02.

Ficha de atendimento

Ao ser chamado, paciente deve se dirigir ao guichê responsável cm posse de seus documentos.

03.

Triagem

Após a realização da ficha de atendimento, o paciente é encaminhado para a sala de triagem para que um enfermeiro(a) faça a classificação, regulando a prioridade do atendimento.

04.

Consultório

Paciente será encaminhado para o consultório para que possa ser avaliado pelo médico.

05.

Observação

Se necessário, o paciente será encaminhado para ficar em observação, seja para fazer uso de alguma medicação ou não.

06.

Alta / Internação

Em caso de piora do quadro de saúde do paciente ou o tempo ultrapasse de 12h (horas) em observação, o mesmo deve ser encaminhado para internação; caso contrário, paciente  poderá ser liberado.

Classificação de Risco

Os atendimentos no hospital são baseados no protocolo de triagem que seguem padrões internacionais.
Este procedimento é adotado em todo país e consiste em um sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.
No Hospital Policlínica hoje, são atendidos os casos que enquadram-se em verde e azul.

Porque escolher-nos?

Dizem que cada pessoa vem com uma missão para este mundo.
Aqui no Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena toda a nossa equipe é unida em torno do mesmo objetivo: dar o melhor tratamento possível a todos os que nos procuram para cuidar de sua saúde.
Fazemos isso com paixão, amor e dedicação constante.
É nosso jeito carinhoso de devolvermos todo o apoio que nosso hospital recebe da população de Barbacena e região.

  • Carteira de Identidade;
  •  CPF;
  • Carteira de identificação do convênio;
  • Em caso de cirurgias (AIH, exames e pré-anestésico, quando o procedimento for eletivo);
  • Autorização SUS-Fácil (quando eletivo);
  • Cartão Nacional SUS;
  • Pedido do internação do médico (quando vier do consultório)
  • O paciente só poderá sair do hospital após receber a documentação de alta (Sumário e Comunicado de alta) a ser entregue na recepção e ser acompanhado até a portaria pela enfermagem;
  • A alta ocorre no momento em que o médico assina o Sumário de Alta;
  • O paciente não poderá retirar-se do hospital sem autorização médica por escrito. O hospital não se responsabilizará pelas consequências deste ato;
  • O paciente deverá aguardar no quarto o encerramento do prontuário e assim que for liberado pela enfermagem, poderá sair do hospital;
  • O paciente somente poderá deixar o hospital acompanhado e mediante a entrega do Comunicado de alta a portaria e checklist de objetos do quarto;
  • O paciente somente poderá deixar o hospital acompanhado e mediante a entrega do Comunicado de alta a portaria e checklist de objetos do quarto;
  • Usar crachá de identificação disponibilizado pela portaria;
  • Usar roupas adequadas para o ambiente hospitalar;
  • Não é permitido acompanhantes menores de 18 anos;
  • Não interferir nos procedimentos dos profissionais (enfermeiros, médicos, etc);
  • Retirar-se do quart quando solicitado;
  • Não circular pelos quartos, evitar circular pelas dependências do hospital. Permanecer junto ao paciente;
  • Trazer para o hospital apenas objetos de extrema necessidade. O hospital não se responsabiliza por pertences de pacientes e acompanhantes;
  • É proibida a entrada de acompanhante alcoolizado;
  • É permitida a permanência de um acompanhante durante o dia e a noite (para pacientes abaixo de 18 e acima de 60 anos). Evite trocas excessivas de acompanhantes, exceto pacientes cirúrgicos;
  • É proibido ao acompanhante deitar e/ou sentar na cama do paciente;

Horário de visita

  • Diariamente das 15:00 às 16:00hrs sendo permitida a entrada de dois visitantes por vez

  • De 15:00 às 15:30hrs será permitida a entrada de crianças acompanhadas por um responsável a “Visita dos Pequeninos”

  • O Horário de visitas da UCP (Unidade de Cuidados Prolongados) é de 15:00 às 16:00hrs e de 21:00 às 22:00hrs

Troca de Acompanhante

  • Na parte da manhã é de 07:00 às 08:00hrs

  • Na parte da tarde de 15:00 às 16:00hrs

  • Na parte da noite de 19:00 às 20:00